SENTIDO DA VIDA E O PACIENTE TERMINAL EM CUIDADOS PALIATIVOS

Autores

  • Amanda D'Assumpção Oliveira Vilas Boas FAPAM - Faculdade de Pará de Minas
  • Ana Cláudia Bernardes Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.63054/2177-823X.2024.693

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é abordar a relação entre sentido da vida e a terminalidade humana, fundamentado pela Logoteoria de Viktor Emil Frankl. Esta pesquisa foi baseada na metodologia bibliográfica exploratória como forma de coleta de dados e, posteriormente, realizada a análise de conteúdo destes dados. As seguintes categorias foram abordadas no decorrer do trabalho: 1) Processo de morrer: sofrimento, autonomia e espiritualidade. 2) Intervenções terapêuticas em Cuidados Paliativos: cuidar da integralidade do ser e o papel da Psicologia. A hipótese é que em condição de terminalidade, é possível que o paciente terminal encontre sentido da vida.

 

Biografia do Autor

Amanda D'Assumpção Oliveira Vilas Boas, FAPAM - Faculdade de Pará de Minas

Pós-graduada em Psicologia fenomenológica, existencial e humanista - Faveni. Pós-graduada em Gestão de Pessoas – UCAM. Graduada em Psicologia pela Faculdade de Pará de Minas – MG.

Ana Cláudia Bernardes Guimarães

Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós-graduada em Psicologia Clínica: existencial e gestáltica - UFMG, Pós-graduada em Logoterapia e Análise Existencial - Unileya, Graduada em Psicologia - UFMG.

Downloads

Publicado

2024-05-16

Edição

Seção

Artigos