DOSAGEM DE OXIGÊNIO PRODUZIDO POR MACROALGAS

Autores

  • MARIA JOSÉ LACERDA Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • MARCELO DE PAIVA BECHTLUFFT Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Algas. Oxigênio. Dióxido de carbono.

Resumo

As algas, incluídas no Reino Protista, possuem enorme variedade de organismos
e diferentes modos de vida. São organismos fotossintetizantes, ou seja, possuem um importante papel como produtores primários. São a base do ciclo nutricional para a vida aquática animal e ainda oxigenam o ambiente terrestre. Este trabalho visou avaliar a quantidade de O2 dissolvido produzido por macroalgas, através da fotossíntese, com fornecimento de CO2. Para a dosagem de oxigênio dissolvido foram usadas duas amostras, uma pela manhã e a outra à tarde, utilizando duas técnicas: o método modificado de Winkler, em que foram utilizadas seis amostras da água da nascente com volume de 500 mL contendo microalgas; e a outra, utilizando o aparelho de Oxímetro modelo Digimed DM4 para a dosagem, em que foram utilizadas seis amostras em um
volume de 500 mL com macroalgas. Foram utilizados alevinos para o fornecimento de CO2. Em todas as análises feitas à tarde na amostra experimental mostrou-se uma produção de oxigênio, chegando a 2,9 mg OD.L-1. A sétima dosagem apresentou somente 0,9 mg OD.L-1; isso se deve a um aumento de matéria orgânica na água, onde ocorre a depuração dessa matéria pelas bactérias heterotróficas presentes na água, utilizando o oxigênio dissolvido. As concentrações de Oxigênio Dissolvido (OD) em águas naturais e esgotos são dependentes de fatores físicos, químicos e bioquímicos, representando grande importância para os seres aquáticos aeróbios (QUEGE; SIQUEIRA, 2005). Desse modo, através deste trabalho, é possível defender as algas como sendo excelente meio de sequestro de dióxido de carbono da atmosfera, transformando-o em oxigênio gasoso para a utilização da respiração celular de todos os seres heterotróficos.

Biografia do Autor

MARIA JOSÉ LACERDA, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduada em Ciências Biológicas na FAPAM.

MARCELO DE PAIVA BECHTLUFFT, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Orientador e Professor de Genética, Bioquímica e Imunologia do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Pará de Minas – FAPAM.

Downloads

Publicado

2016-05-06

Edição

Seção

Artigos