FORMAÇÃO E POSTURA DOCENTE FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E AS DIVERSIDADES ENCONTRADAS EM SALA DE AULA

Autores

  • Luciano Borges Muniz PUC/Minas
  • Ozânia Faria Andrade de Oliveira Faculdade Famart
  • Lucas Eustáquio de Paiva Silva Faculdade Famart
  • Karina Leão de Mello Faculdade Famart

Resumo

Resumo: Este estudo propõe a análise das relações entre a formação docente, inicial e continuada, e as percepções docentes cotidianas em sala de aula ligadas às dificuldades de aprendizagem. Buscando estabelecer uma relação entre as trajetórias formativas de professores e a forma como esses profissionais atuam no cotidiano, o artigo privilegia a discussão sobre as dificuldades de aprendizagem presentes no ambiente escolar e a maneira como os professores percebem e lidam com elas. Este estudo se desenvolveu com a realização de entrevistas semiestruturadas feitas com 33 professoras que atuam na Educação Básica nos segmentos da Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Os resultados apresentados no texto trazem reflexões sobre em que medida a formação docente impacta e influencia na forma como as dificuldades de aprendizagem são vistas e vivenciadas nas escolas onde os docentes participantes deste estudo atuam. Enfocando a crescente postura de patologização das dificuldades de aprendizagem, o estudo sugere que a consideração das diversidades pode colaborar para uma melhor postura dos professores frente aos processos pedagógicos.

Downloads

Publicado

2024-03-18

Edição

Seção

Artigos