DETERMINAÇÃO DE PROTEÍNAS TOTAIS PRESENTES NOS OVOS DO CARRAPATO Boophilus microplus, VIA ESPECTROFOTOMETRIA PELO MÉTODO DE BRADFORD

Autores

  • TAMIRES DE LIMA SOUZA Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • MARCELO DE PAIVA BECHTLUFFT Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Bradford. Dosagem de proteínas. Boophilus microplus.

Resumo

Os ovos do carrapato Boophilus microplus apresentam um perfil de proteínas bastante heterogêneo, onde aparecem tanto moléculas com alto peso molecular quanto de baixo peso. Este trabalho teve como objetivo quantificar as proteínas presentes nos ovos dos carrapatos Boophilus microplus, que podem ser imunogênicas. Usando o método de Bradford, é possível quantificar essas macromoléculas de modo mais específico, rápido e mais sensível, que facilita futuros trabalhos. Com o resultado obtido para as amostras de ovos de Boophilus microplus, pode-se observar uma alta correlação linear de Pearson (R² = 0,9842) na faixa de 0,5 a 5mg/mL. Esse valor é próximo de 1, que representa reta linear. Conhecer essas proteínas pode ser bastante eficiente no estudo prévio para fabricação da vacina contra a doença Tristeza Parasitária Bovina (TPB), que é responsável por grande prejuízo no Brasil e no mundo.

Biografia do Autor

TAMIRES DE LIMA SOUZA, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduada em Ciências Biológicas pela FAPAM.

MARCELO DE PAIVA BECHTLUFFT, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Orientador e Professor de Genética, Bioquímica e Imunologia do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Pará de Minas – FAPAM.

Downloads

Publicado

2016-05-06

Edição

Seção

Artigos