PARTICIPAÇÃO FEMININA NAS CARREIRAS CIENTÍFICAS
ESTRATÉGIAS PARA O ENFRENTAMENTO DA SUB-REPRESENTAÇÃO SOB A ÓTICA DAS PROPOSIÇÕES JUSFILOSÓFICAS DE NANCY FRASER EM CONTEXTO ISOMÊNICO
Resumo
Objetiva-se com a presente investigação científica apresentar o cenário de sub-representação feminina na ciência nacional especialmente nas áreas STEM, propor reflexão sobre este cenário sob a ótica das proposições jusfilosóficas de Nancy Fraser em contexto isomênico, e apresentar exemplos de estratégias para reversão da disparidade de gênero. Parte-se de análise qualitativa e quantitativa da participação feminina nos diferentes cargos da carreira científica, analisando-se também o cenário em diferentes áreas do conhecimento. Posteriormente se discute a sub-representação feminina sob a ótica do reconhecimento, redistribuição e paridade de participação, e também a importância de se atingir a igualdade de gênero em contexto isomênico. Por fim, aborda-se mecanismos visando efetiva participação paritária da mulher na ciência: em especial em áreas STEM. A abordagem crítica do objeto de investigação proposto se deu mediante pesquisa bibliográfica e documental, além das análises comparativas, interpretativas e sistemáticas. A constatada sub-representação feminina em cargos mais elevados da carreira científica no Brasil, principalmente nas áreas mencionadas, necessita ser urgentemente combatida. A educação inclusiva, a implementação de garantias para que a maternidade não ocasione evasão, o incentivo à participação das mulheres na ciência e o combate a sexismos e preconceitos são de especial relevância neste contexto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 SYNTHESIS | Revistal Digital FAPAM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.