ASPECTOS CONCERNENTES À PROTEÇÃO DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO INTERNACIONAL E O TRÁFICO INTERNACIONAL DE CRIANÇAS

Autores

  • GRACIELLA LAGE CAPANEMA Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • JOSIANE AP. SOUZA LIMA Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • FABRÍCIO VEIGA COSTA Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • GRACIANE RAFISA SALIBA Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • MÁRCIA PEREIRA COSTA Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

adoção internacional, Estatuto da Criança e do Adolescente, proteção constitucional, proteção da criança, tráfico internacional de crianças.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo o estudo do princípio da proteção da criança na análise da adoção internacional e o tráfico internacional de crianças. A globalização e a facilidade de mobilidade na atualidade fizeram com que aumentassem os casos de adoção internacional. no entanto, tal instituto ficou visto por alguns autores como ensejo ao tráfico internacional de crianças, ou seja, desvirtua-se o instituto da adoção internacional mesmo diante da legislação protetiva existente no Brasil e na Convenção de Haia. Apesar de não aprofundar nos aspectos processuais e operacionais para a efetivação do instituto, esta pesquisa visa ao estudo das questões que norteiam a proteção das crianças no contexto da adoção internacional, ressaltando as diferenças com o tráfico internacional de crianças.

Biografia do Autor

GRACIELLA LAGE CAPANEMA, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduanda em Direito pela FAPAM - Faculdade de Pará de Minas.
.

JOSIANE AP. SOUZA LIMA, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduanda em Direito pela FAPAM - Faculdade de Pará de Minas.

FABRÍCIO VEIGA COSTA, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Professor do curso Bacharelado em Direito na Faculdade de Pará de Minas; Faculdades Pitágoras Campus Divinópolis; Fundação Pedro Leopoldo. Doutor em Direito Processual pela PUCMINAS (2012).

GRACIANE RAFISA SALIBA, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Doutoranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas (2013), Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas (2009), Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Professora da Universidade de Itaúna, Faculdade Pitágoras.

MÁRCIA PEREIRA COSTA, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Mestre em Direito Empresarial pela Universidade de Itaúna. Procuradora Geral do Município de Pará de Minas. Professora no Curso de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Pitágoras. Professora do curso de Direito da Universidade de Itaúna/MG e da Faculdade de Pará de Minas - FAPAM.

Downloads

Publicado

2016-05-06

Edição

Seção

Artigos