CONTRIBUIÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A EDUCAÇÃO

UMA ENTREVISTA COM O CHATGPT

Autores

Resumo

Este artigo teve como objetivo investigar o uso do ChatGPT na educação e verificar como torná-lo um aliado da educação. Para tal, se desenvolveu uma pesquisa de abordagem qualitativa. De acordo com o objetivo traçado, os tipos de pesquisa foram, descritiva e exploratória, baseado em consultas à ferramenta ChatGPT. Quanto aos procedimentos técnicos, optou-se pela pesquisa bibliográfica realizada no portal eletrônico cooperativo de periódicos científicos SciELO. Os resultados desta pesquisa mostram que, embora, o uso do ChatGPT na sala de aula ainda esteja em seus estágios iniciais, é inegável que esta tecnologia tem o potencial de influenciar positivamente a prática educacional. Como contribuição, o artigo traz 10 sugestões de como os professores devem usar o ChatGPT na educação e, seis dicas de como minimizar os impactos negativos da IA na sala de aula.

 

Biografia do Autor

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professora titular do Centro   Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG.

Rafael Vicente Rosa, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar e especialização em Tecnologias Convergentes pelo Centro Universitário UNA. Atualmente é Chefe Seção de Sistemas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Membro do Grupo de pesquisa AVACEFETMG.

 

Camila de Aguiar, CEFET-MG

Mestranda em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Especialista em Gestão Educacional - Administração, Supervisão e Orientação pela UniCesumar. Graduada em Pedagogia pela UFMG. Membro do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

 

Débora Ferreira Rios, CEFET-MG

Mestranda em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG.  Graduada em Direito - Faculdades Milton Campos. Cursando Psicologia na Universidade Salgado de Oliveira. Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo CEFET-MG. Especialista em Direito Notarial e Registral pelo IBMEC. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho em curso pelo IBMEC. Atualmente é Professora de Direitos Humanos da Academia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Membro do grupo de pesquisa AVACEFETMG.

 

Flávia Janaina Baia, CEFET-MG

Mestranda em Educação Tecnológica no CEFET-MG. Especialista em Tecnologias Digitais e Educação. Pedagoga pela PUC Minas. Atualmente é professora de ensino fundamental da FIEMG e Rede Municipal de Ensino de Contagem. Membro do grupo de pesquisa AVACEFETMG.

 

Downloads

Publicado

2023-08-25

Edição

Seção

Artigos