AS IMPLICAÇÕES DA TRANSMISSÃO NO ATO DE EDUCAR

UM ESTUDO PSICANALÍTICO

Autores

  • Fernando Franco Lopes UFRGS
  • Marcelo Gonçalves Campos FAPAM

Resumo

A psicanálise e a educação, juntamente com a política, são consideradas por Freud profissões impossíveis, visto que não se pode controlar ou antecipar os seus efeitos no sujeito. Partindo deste ponto de tangenciamento, o presente artigo, por meio tanto de pesquisa bibliográfica quanto da teoria psicanalítica, busca investigar o que sustenta o impossível no ato de educar. A aposta é de que há, na educação, algo para além do ensino conteudista, o que pode ser pensando a partir do conceito de transmissão. Cabe ressaltar, que não se trata aqui de uma aplicação da teoria analítica na prática de professores, e sim de uma proposta de interlocução entre dois campos de conhecimento.

Biografia do Autor

Fernando Franco Lopes, UFRGS

Mestre em Psicanálise pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Psicologia pela Faculdade de Pará de Minas (FAPAM).

Marcelo Gonçalves Campos, FAPAM

Doutor em Psicologia (Linha de Pesquisa: Processos Psicossociais) pela PUC Minas. Mestre em Psicologia (Linha de Pesquisa: Conceitos Fundamentais e Clínica Psicanalítica) pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Especialista em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do curso de Psicologia da Faculdade de Pará de Minas (FAPAM).

Downloads

Publicado

2023-08-25

Edição

Seção

Artigos