A TECNOLOGIA COMO VETOR DA VIOLÊNCIA POLÍTICA CONTRA AS MULHERES

Autores

  • Rayssa Meneghetti
  • Álisson Campos
  • Naony Martins
  • Fabrício Veiga

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo geral estabelecer uma conexão entre as novas tecnologias, a desigualdade de gênero e a violência política cometida contra as mulheres. O tema-problema consiste no fato de que com o advento da Revolução da Internet, especialmente o uso das redes sociais como ferramentas de comunicação e exposição de ideias, a violência política contra as mulheres restou consideravelmente acentuada. O cotidiano das candidatas é marcado por discursos de ódio proferidos pela internet, que as inferiorizam, objetificam, ameaçam e desestimulam. A escolha do tema justifica-se pela necessidade de garantir respeito, segurança e igualdade política a todos os cidadãos interessados nas disputas eleitorais, independentemente de gênero, bem como coibir o mau uso das redes. Como hipótese de solução apresenta-se a proposta de utilização dessas mesmas redes de conexão para o combate à violência política de gênero. A metodologia para a construção do texto foi teórico-bibliográfica e o método de investigação dedutivo.

Biografia do Autor

Rayssa Meneghetti

Doutoranda e Mestra em Proteção dos Direitos Fundamentais pela Universidade de Itaúna. Pós-graduanda em Direito Tributário pela Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais. Pós-graduada em Direito Processual pela Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais. Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera-Uniderp.

Álisson Campos

Doutorando e Mestre em Direito pela Universidade de Itaúna. Pós-graduado em Ciências Penais. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete. Professor e Secretário-Geral na Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete – FDCL e Assessor de Juiz no Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG.

Naony Martins

Doutoranda e Mestre em Direito pela Fundação Universidade de Itaúna/MG. Especialista em Direito Processual do Instituto de Educação Continuada na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais — IEC PUC Minas. Professora na Faculdade Pitágoras Campus Divinópolis/MG.

Fabrício Veiga

Pós-doutor em educação pela UFMG. Pós-doutor em Psicologia pela PUCMINAS. Pós-doutor em Direito pela UFMG. Doutor em Direito Processual pela PUC Minas. Professor da Faculdade de Pará de Minas e da Universidade de Itaúna.

Downloads

Publicado

2023-06-14

Edição

Seção

Artigos