HABILIDADES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NECESSÁRIAS PARA QUE OS ALUNOS DA EAD SEJAM AUTÔNOMOS

UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Márcia Gorett R. Grossi
  • Renata Gadoni
  • Iomara Giffoni

Resumo

Este artigo teve como objetivo investigar se os alunos que estão fazendo o curso de graduação em Pedagogia EAD em uma universidade pública de Minas Gerais, apresentam as habilidades que os identificam como autônomos. Para tal, se desenvolveu uma pesquisa qualitativa descritiva, cujo procedimento técnico foi o estudo de caso e os instrumentos de coleta de dado foram o questionário e a observação do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Baseado em 13 habilidades identificadas pelas autoras, conclui-se que apesar de os alunos apresentarem as principais habilidades que os identificam como autônomos, ainda há muito a se fazer em relação às práticas pedagógica, sobretudo, verifica-se a necessidade de uma formação adequada para a docência a distância.

Biografia do Autor

Márcia Gorett R. Grossi

Doutora em Ciências da Informação pela UFMG. Mestre em Tecnologia pelo CEFET-MG. Especialista em Neurociências pela Nova Faculdade. Especialista em Controle de Processos pelo CEFET-MG. Graduada em Engenharia elétrica pela PUC Minas. Graduada no Programa Especial de Formação de Docente pelo CEFET-MG. Professora titular do CEFET-MG, lotada no departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica. Líder do grupo de pesquisa AVACEFETMG. E -mail: marciagrossi@terra.com.br.

Renata Gadoni

Mestre em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Membro do grupo de pesquisa AVACEFETMG. Especialista em Psicopedagogia Clínica com ênfase em Neuroaprendizagem. Graduada em Pedagogia. Articuladora da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa núcleo BH. Consultora pedagógica do Bernoulli Sistema de Ensino. E-mail: gadoni.re@gmail.com.

Iomara Giffoni

Doutora em Educação pela PUC/MG. Mestre em Turismo e Administração pela UNIVALI. Bacharel em Turismo e em Administração pela PUC/MG. Professora do CEFET-MG lotada no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas. Membro do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG. E-mail: iomaragiffoni@gmail.com.

Downloads

Publicado

2023-06-14

Edição

Seção

Artigos