A RELAÇÃO DE TROCA DE INSUMOS E PRODUTOS NO AGRONEGÓCIO
LEVANTAMENTO DE PREÇOS DE INSUMOS E DE PRODUTOS DO AGRONEGÓCIO DA REGIÃO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS
Resumo
Este trabalho mostra o desenvolvimento dos preços das principais commodities utilizadas na produção de proteína animal, obtidas através da criação de aves, suínos e bovinos, na região centro-oeste de Minas Gerais. Percebe-se também, através de um amplo resgate histórico, a trajetória dessas commodities no Brasil, mostrando, desde a produção para subsistência até a produção em larga escala, relevante fonte nutricional e geradora de proteína animal no contexto brasileiro. Este trabalho traz um relevante estudo sobre o comportamento dos preços, e verificará, com base na captação dos mesmos durante os anos de 2020, 2021 e 2022, em fontes de pesquisa previamente estabelecidas, autorizadas e confiáveis, as oscilações ocorridas, bem como as relações de custo e produção associadas. A metodologia proposta para estimação dos dados, foi a pesquisa de campo, com captação dos dados via contato direto com as empresas e profissionais do setor e registro em planilhas que se transformaram em gráficos, que demonstra mês a mês o desenvolvimento de preços e suas médias, comparando os valores obtidos dos insumos frente aos preços do produtos. Ao final,
poderá verificar que houve uma perda do poder de compra dos produtores de proteína frente a produtores de insumos ao longo do período, o que será amplamente observado nos números apresentados ao final deste trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 SYNTHESIS | Revistal Digital FAPAM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.