RESPONSABILIDADE E FINITUDE

UMA PERSPECTIVA LOGOTERAPÊUTICA

Autores

  • Amanda D’Assumpção
  • Lúcio Aparecido Moreira

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é compreender a relação entre o Sentido da Vida e a Finitude Humana com base nos pressupostos teóricos de Viktor E. Frankl. Essa pesquisa foi baseada nametodologia bibliográfica como forma de coleta das informações. Foram abordadas as seguintes categorias: 1) o Sentido da vida para Viktor Frankl; 2) O sentido da Morte para Viktor Frankl e 3) A responsabilidade como promotora do encontro com o sentido. Conclui-se que, a finitude pode ser um olhar para a existência humana de sentido, ativando o ser responsável do indivíduo.

Biografia do Autor

Amanda D’Assumpção

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Pará de Minas (FAPAM), pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Universidade Cândido Mendes (UCAM-RJ), pós-graduanda em psicologia fenomenológica-existencial-humanista pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI-ES).

Lúcio Aparecido Moreira

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo e graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor titular de graduação da Universidade de Itaúna-UIT e professor da Faculdade de Pará de Minas-FAPAM.

Downloads

Publicado

2023-06-14

Edição

Seção

Artigos