CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DA LAGOA DA ITAÚNA SIDERÚRGICA LTDA, DO MUNICÍPIO DE ITAÚNA - MG.

Autores

  • Autor Synthesis Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Rita de Cássia Martinha da Silva Lopes Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Marcelo de Paiva Bechtlufft Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Assoreamento, Recuperação, Pequenas lagoas, Dragagem

Resumo

O estudo foi desenvolvido dentro da área da Itaúna Siderúrgica Ltda. (Grupo ArcelorMittal) do Município de Itaúna, MG. O trabalho tem como objetivo analisar os elementos químicos e físicos da água da lagoa, na qual de tempos em tempos é permitido aos funcionários da empresa coletar através de pescaria, somente com vara de anzol, alguns peixes. Diante desse fato e da presença visível do assoreamento, surgiu então a necessidade de um tratamento nessa lagoa. A discussão originou-se a partir da necessidade de limpeza da lagoa, onde foram levantados aspectos sobre os impactos sociais e ambientais, sendo esses considerados de pequeno porte, em relação ao meio ambiente e à sociedade. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: revisão bibliográfica sobre a temática; trabalho de campo para reconhecimento geral da área e coleta de água; análise química e física da água em laboratório. No período de abril a outubro de 2009, foram realizadas análises físico-químicas da água da lagoa, com o objetivo de determinar sua qualidade e propor medidas de preservação. Para tanto, foram escolhidos três pontos amostrais, na superfície, sendo esses, um ponto no afluente, um no meio da lagoa e outro no efluente. Nas análises de laboratório constataram-se alterações dos elementos químicos e físicos da água, podendo inferir que para este padrão de enquadramento da classe 2 de acordo com a resolução do CONAMA 357de 2005, essa lagoa encontra-se com moderado índice de contaminação. Os elementos que se encontraram alterados foram, os índices de nitrogênio total, fósforo total, coliformes totais e fecais; sendo que oxigênio dissolvido na água encontra-se dentro dos padrões estabelecidos. Os resultados servem como base para o planejamento do uso dessas águas, tais como pesca e repovoamento com peixes ornamentais, assim como de medidas mitigadoras de problemas de degradação, de modo a tornar sustentável todo o sistema hídrico desse patrimônio ecológico.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Martinha da Silva Lopes, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Bióloga, aluna do curso de pós-graduação em Ciências Ambientais da Faculdade de Pará de Minas – FAPAM

Marcelo de Paiva Bechtlufft, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

2Orientador e Professor de Genética, Bioquímica e Imunologia do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Pará de Minas – FAPAM

Downloads

Publicado

2016-05-04

Edição

Seção

Artigos