TECNOLOGIA VERSUS PROFESSOR: MÚLTIPLOS QUESTIONAMENTOS Apropriação de novas tecnologias didáticas e trabalho docente

Autores

  • Weslei Antonio Vilela Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Tecnologias, Formação, Cidadão, Recursos, Trabalho docente, Escola

Resumo

O presente artigo analisa como ocorre a apropriação e uso das tecnologias didáticas no trabalho docente. O atual desenvolvimento da sociedade está apontando para mudanças culturais profundas que já refletem no universo escolar. Conseqüentemente, para atender as novas necessidades humanas é cada vez mais presente o recurso das novas tecnologias na escola. Mas algumas questões tornam este cenário complicado e precisam ser elucidadas: “O docente está preparado para lidar com estes recursos?”, “O uso destes recursos qualifica o trabalho?”, “A utilização ocorre de acordo com seu objetivo teórico; à qualidade no ensino?”, “Existe capacitação adequada dos docentes?”, “A preocupação está com o ensino ou com as implicações que a presença das tecnologias na escola desenvolvem?”. Este artigo tem como foco analítico às respostas e opiniões da entrevista realizada na região metropolitana de belo
horizonte, com 23 professores da rede municipal de ensino das séries finais do ensino fundamental (antiga 5º a 8º série), nas orientações em sala de aula e no diálogo entre bibliografias complementares selecionadas que discutem o tema. Buscaremos mostrar ambigüidades entre a realidade e a teoria acerca do uso destas tecnologias.

Biografia do Autor

Weslei Antonio Vilela, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduando em Pedagogia pela Faculdade de Educação FAE da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

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Publicado

2016-03-29

Edição

Seção

Artigos