TRABALHANDO O GÊNERO RECEITA CULINÁRIA: POR MEIO DA DELICIOSA NEGA MALUCA FÁCIL

Autores

  • Deiziane Mattos Almeida Ferreira Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Rogério Sousa Quaresma Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Vanessa Faria Viana Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Gênero receita, Língua portuguesa, Sequência Tipológica injuntiva, Texto.

Resumo

Este artigo aborda o trabalho com os gêneros textuais no ensino do português, apresentando justificativas para tal prática. Dentre essas justificativas, encontra-se a visão do texto como base da interação comunicativa humana que nos possibilita agir no meio social. Infelizmente, por meio dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio, percebe-se que os estudantes brasileiros encerram a educação básica sem alcançar habilidades e competências de um letrado. Isso ocorre, porque na maioria das vezes, apenas as tipologias narrativa e dissertativa são trabalhadas. Assim, há uma lacuna no conhecimento de outras sequências tipológicas dentre elas a injuntiva. Por isso, explicamos a importância da sequência tipológica injuntiva expondo alguns dos textos em que ela se encontra e apresentamos de forma sucinta três gêneros “receita” que são a pública, a médica e a receita culinária, dando ênfase na última. Utilizamos como texto-exemplo a Nega Maluca Fácil, contudo, longe de focarmos em apenas um aspecto dela, falamos das etapas do projeto para sua análise, de seus componentes. Depois refletimos o contexto histórico, no qual a receita escolhida foi criada em contraste com o momento atual, de forma geral.  O nosso projeto educacional aqui inserido, além de abordar o conteúdo, trata de outras questões pertinentes sobre a herança da cultura negra tendo como norte os temas transversais ética e pluralidade cultural. Para isso, faz-se relevante a história da receita brasileira para dar margem aos estudos dos ganhos linguísticos para o português brasileiro. Concluímos que o gênero receita culinária pode contribuir muito para processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Deiziane Mattos Almeida Ferreira, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduanda do 7º período de Letras

Rogério Sousa Quaresma, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduando do 7º período de Letras

Vanessa Faria Viana, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC - MG. Especialista em Língua Portuguesa - Leitura e Produção de Textos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH. Graduada em Letras pela FAPAM.

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Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

Artigos