PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: SUA IMPORTÂNCIA PARA O DOCENTE DENTRO DA EDUCAÇÃO.

Autores

  • Kênia Mara Simões Soares Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Míriam Marmol Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Aprendizagem, Formação, PIBID.

Resumo

 Este artigo tem como objetivo mostrar a partir de relatos de alunas pibidianas o quão imprescindível é a entrada das discentes dentro do ambiente escolar antes mesmo de concluir o curso de Pedagogia. Essa oportunidade é vinculada de forma concreta através do Programa de Iniciação à Docência – PIBID, pois possibilita aos participantes  presenciar fatos que poderão auxiliar em suas práticas acadêmicas e profissionais futuramente. Assim, esse artigo busca fundamentar o PIBID e seu desenvolvimento na Faculdade de Pará de Minas, com intuito de analisar relatos vivenciados por  pibidianas que participam e que já participaram de suas atividades, e sobre as contribuições desse programa para a vida acadêmica e profissional de cada uma delas.

Biografia do Autor

Kênia Mara Simões Soares, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Aluna do curso de Pedagogia da FAPAM e pibidiana

Míriam Marmol, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Professora Mestre em Educação

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995.

ALVES, Nilda (org.) Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992. p.65.

BRASIL. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.

FÁVERO, Maria L. A. Universidade e estágio curricular: subsídios para discussão. In:

ALVES, Nilda (org.) Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992. p.53-71.

HTTPS://www.capes.gov.br/https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/19189/pibid-e-a-pesquisa-na-formacao-docente

KOLLING, Maria Doris. Pibid – na sala de aula e no reforço com material didático e jogos. Joaçaba: 2012.

LIBÂNEO, José Carlos Didática e pratica histórico-social: uma introdução aos fundamentos do trabalho docente. In: Democratização da escola pública: a pedagogia critico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1984.

PIBID pedagogia no cotidiano escolar : experiências formativas / Adrian Alvarez Estrada, Cléria Maria Wendling, Fábio Lopes Alves, organizadores. – Porto Alegre : Evangraf : Unioeste, 2016.(ARTIGO)

PRÁTICAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O PIBID-PEDAGOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS Sandra Regina Paz da Silva* Ádson de Lima Silva* GT1 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas) (ARTIGO)

PIBID: Construindo saberes e práticas docentes/ organização: Cristiane Silva França ET.-al. Barbacena, MG: eduEMG,2014.L

ROCHA, Luiz A Importância do Reforço Escolar. Bahia: 2011. https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/19189/pibid-e-a-pesquisa-na-formacao-docente http://www.periodicos.capes.gov.br/ FÉLICIO,Helena Maria dos Santos O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores.

Iniciação a docência PIBID e a formação de professores pelos campi da UNESPAR:Apucarana e Campo Mourão/ organização de Willian Bellini e Marcia Marlene Stentzler – Curitiba: Ithala, pagina 33,2016).

SILVA, C. S. et al. O saber experimental na formação inicial de professores a partir das atividades de iniciação a docência no subprojeto de química do PIBID da Unesp de Araraquara. Revista Química Nova na Escola, 2012.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

Artigos