O GÊNERO TEXTUAL CARTA DENÚNCIA COMO TRANSFORMADOR SOCIAL

Autores

  • Gerson Silva Leite Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Jane Paula Silva Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Cristina Mara França Pinto Fonseca Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Gênero textual, Carta-denúncia, Argumentação, Ensino- aprendizagem, Metodologia criativa.

Resumo

Pretendemos com o presente trabalho proceder a uma análise e confirmar a importância da inserção dos gêneros textuais nas práticas sociais e pedagógicas. Diante da variedade dos gêneros, optamos por estudar a carta-denúncia com suas particularidades dentro desse contexto. Justificamos o presente estudo por acreditarmos que os gêneros textuais são uma ferramenta significativa para o processo ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades oral, escrita e de interpretação dos alunos, favorecendo a que adquiram uma visão mais adequada do funcionamento social de linguagem e suas muitas aplicações. Como acadêmicos do curso de Letras, temos como objetivo incentivar, por meio do gênero, a capacidade de argumentar e a forma de questionar problemas da realidade atual do aluno e da sociedade. Ainda, por considerar de extrema relevância o estudo dos gêneros textuais e a necessidade de aplicá-los em sala de aula a alunos do fundamental II e do ensino médio, preparando-os para interpretá-los e a produzi-los fora do contexto escolar. Por fim, apresentaremos uma proposta de como trabalhar o gênero carta denúncia em sala de aula, por meio de uma metodologia criativa e que estimule o questionamento de problemas sociais do aluno e como poder resolvê-los.

Biografia do Autor

Gerson Silva Leite, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduando em Letras

Jane Paula Silva, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduanda em Letras

Cristina Mara França Pinto Fonseca, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Doutoranda em Estudos Linguísticos-UFMG

Referências

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Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

Artigos