JOGO INTERPESSOAL: COOPERAÇÃO, COMPETIÇÃO E RECONHECIMENTO
Palavras-chave:
Jogos educativos, Jogos interpessoais, Socialização, Competição. Cooperação.Resumo
A escola representa um espaço primordialmente educativo, caracterizado pelo trabalho de interação e reconhecimento social, que possibilita ao aluno o acesso ao saber, bem como sua construção. A falta de motivação ocasionada, na maioria das vezes, pela metodologia ultrapassada empregada pelo docente faz com que os aprendizes percam o interesse pelas aulas e, consequentemente, regridam no rendimento escolar. Perante esse quadro, surge a necessidade de o educador revisar seu desempenho e trabalhar com ferramentas que estimulem o envolvimento e a atuação dos alunos, capazes de aproximá-los da realidade escolar. O novo paradigma educacional estabelece novas metodologias para os professores, propondo dinâmicas que agucem o interesse dos alunos por meio de jogos interpessoais, com o objetivo de interferir, de forma positiva, na estruturação do conhecimento. Portanto, a finalidade desse trabalho é demonstrar que os jogos educativos podem contribuir de forma significativa, criativa e dinâmica no cotidiano escolar. Com foco na língua portuguesa, as atividades lúdicas proporcionam ao docente trabalhar os conteúdos do ensino médio de modo que instiguem a curiosidade dos alunos e contribuam para a socialização entre eles, por intermédio da competição e da cooperação. Os jogos pedagógicos também provocam um fascínio sobre os alunos, que buscam entender os mecanismos e as técnicas necessárias para alcançarem a vitória e o prestígio e, consecutivamente, aprendem a matéria em questão de forma descontraída.
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