JOGO INDIVIDUAL: MOTIVAÇÃO, DESAFIO, CURIOSIDADE, CONTROLE OU FANTASIA

Autores

  • João Paulo Ferreira Santos Gomes Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Wanderssu Christian Pereira Lage Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Renata Teixeira Silva Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Motivação, Ferramenta pedagógica, Jogos pedagógicos.

Resumo

Este artigo aborda um tema que tem atraído o interesse de estudantes e professores, mostrando-se bastante atual: como se constrói a motivação individual, o desafio, a curiosidade e a fantasia no ensino fundamental e no ensino médio, visando contribuir para o sucesso no processo de ensino-aprendizagem. O propósito deste trabalho foi investigar, por meio da pesquisa bibliográfica, quais as capacidades intelectuais que podem ser desenvolvidas por meio de metodologias de ensino incluindo jogos, e propor, partindo desse pressuposto, aulas inovadoras e motivadoras.

Biografia do Autor

João Paulo Ferreira Santos Gomes, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduando em Letras - Fapam

Wanderssu Christian Pereira Lage, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduando em Letras - Fapam

Renata Teixeira Silva, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Mestra em Gestão e Avaliação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho Graduada em Letras e Direito

Referências

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 18 a. edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999/2012.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1979, p. 277-326.

BRANDÃO, Heliana; FROESELER, Maria das Graças V. G. O Livro dos Jogos e das Brincadeiras: para Todas as Idades. Belo Horizonte: Leitura, 1998.

CARVALHO, Marilia G.; Bastos, João A. de S. L., Krueger, Eduardo L. de A./ Apropriação do conhecimento tecnológico. CEEFET-PR, 2000. Cap. Primeiro.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P., MACHADO, A. R. e BEZERRA, M. A. (Orgs.) Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002, p. 19-57.

MILITÃO, Albigenor & Rose. Jogos, Dinâmicas & Vivências Grupais. Como desenvolver sua melhor “técnica” em atividades grupais. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, Copyright, 2013.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

Artigos