IMPLANTAÇÃO DE REDE WIRELESS E ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA INTERNET ACADÊMICA NA FACULDADE DE PARÁ DE MINAS
Palavras-chave:
Sistemas de Informação, Redes Locais de Computadores, Redes sem fio, Internet.Resumo
Segundo o IBGE[1], o uso de Internet em dispositivos móveis no Brasil é superior ao uso em computadores desktops e a tecnologia wireless está presente em 80,4% das casas brasileiras com Internet. Assim, este trabalho com características de pesquisa participante aborda um projeto de implantação de rede wireless em uma faculdade de Minas Gerais, enfatizando as técnicas e tecnologias utilizadas. Após a implantação, na fase de controle do projeto, dados sobre a utilização da Internet foram coletados pelos docentes, discentes e colaboradores da instituição, a fim de verificar a importância da utilização da Internet como uma ferramenta auxiliar na construção do conhecimento em instituições de ensino superior.
Referências
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
COULOURIS, G. DOLLIMORE, J. KINDBERG, T. Sistemas Distribuídos: Conceitos e Projetos. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.
FARREL, A. A Internet e seus Protocolos: Uma análise comparativa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
GROSSI, M. G. R.; GALVÃO, R. R. O. Geração Internet, quem são e para que vieram: um estudo de caso. Revista Iberoamericana de Ciência, Tecnologia e Sociedade, v. 09, n. 26, 2014.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015. [online] Disponível em : < http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/acessoainternet2015/default.shtm>. Arquivo consultado em 15 de Setembro de 2017.
IEEE 802.11. Wireless Local Area Networks: The working group for WLAN Standards. Disponível em < http://www.ieee802.org/11/?utm_source=Mainsite_CSE&utm _medium=CSE_Promotion&utm_term=wlan&utm_campaign=Standards_Promotion-wlan>. Acesso em 15 de junho de 2016,
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2003.
PATTERSON, D. A.; HENNESSY, J. L. Organização e projeto de
computadores: a interface hardware/software. Rio de Janeiro: Elsevier, Campus,
PRENSKY, M. Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, v. 9, n. 5, October (2001a). Disponível em <http://www.marcprensky.com/writing/>. Acesso em 13 de Março de 2015.
STALLINGS, W. Arquiteitura e organização de computadores: projetos para o desempenho. 5ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
TANEMBAUM, A. S. WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
TANENBAUM, A. S. Organização estruturada de computadores. 5.ed. São
Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
TAPSCOTT, D. A hora da geração digital. Agir, 2010.
UBIQUITI, N. Site do fabricante. Disponível em <http://www.ubnt.com>. Acesso em 14 de setembro de 2016.
VILAS BOAS, L. A. S. Wimax- A nova tecnologia de redes sem fio. 2007. Disponível em: http://doczz.com.br/doc/618568/wimax-%E2%80%93-a-nova-tecnologia-de-redes-sem-fio. Acesso em 20 de Fevereiro de 2017.