GÊNERO TEXTUAL CONTO MARAVILHOSO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Palavras-chave:
Compreensão leitora, conto maravilhoso, estratégias de leitura, genêro textual, leitura.Resumo
O presente estudo tem o obejtivo de investigar o trabalho com o conto maravilho como ferramenta para a abordagem de estratégias de leitura com alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental a fim de proporcionar-lhes melhor compreensão textual. Dessa forma, pretende-se pensar estratégias para formar leitores ativos, capazes de identificar, reconhecer e entender o que leem. Para referencial teórico, elegem-se Isabel Solé e suas formulações sobre estratégias de leitura, Regina Dell’Isola e a teorização sobre inferências e Marina Warner e seu pensamento sobre o conto como gênero literário. Para aplicação das ideias desenvolvidas, selecionam-se os contos “Smallhead and the king’s sons”, de Joseph Jacobs, e “A menina dos fósforos”, de Hams Christian Andersen.
Referências
ANDERSEN, Hans Christian. A menina dos fósforos. Disponível em:https://contadoresdestorias.wordpress.com/2007/11/07/a-menina-dos-fosforos/> Acesso em: 24 de Abril de 2017.
AZEVEDO, Ricardo. Conto popular, literatura e formação de leitores. Revista Releitura, Belo Horizonte. n. 21, p. 182, abr. 2007. Disponível em: http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Contos-populares.pdf> Acesso em: 10 abr. 2017.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4ª ed. Tradução de: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BOSI, Alfredo. O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1975.
CORTÁZAR, Julio. Alguns aspectos do conto e Do conto breve e seus arredores. In Valise de cronópio. Trad. Davi Arrigucci Jr. E João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2006.
DELL’ISOLA, Regina L.P. Leitura: inferências e contexto sócio-cutural. Belo Horizonte: Fale, Ufmg, 1988.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva, MACHADO, Anna Rachel e BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Tradução Cláudia Schiling- 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
WARNER, Marina. Da fera à loira: sobre contos de fadas e seus narradores. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.