CONTOS ENIGMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: 8º e 9º ANOS

Autores

  • Debora Carolina Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Ana Paula Ferreira Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

conto enigmático, leitura, mistério, narrativa, pistas

Resumo

O artigo destaca a relevância do trabalho com o conto enigmático nas séries finais do Ensino Fundamental como ferramenta para o desenvolvimento da leitura de entendimento. O objetivo é pensar caminhos que possam facilitar o trabalho do professor em fomentar a aquisição de habilidades de compreensão textual mais complexa. A fundamentação teórica é feita a partir de Maria Helena Martins e Luiz Antônio Marcuschi e os contos enigmáticos escolhidos para análise são “Tu és o Homem”, de Edgar Allan Poe, e “O Fantasma da Quinta Avenida”, de Jerônimo Monteiro. A partir de levantamento teórico e reflexões metodológicas, sugerem-se atividades que podem auxiliar o professor a fomentar o desenvolvimento da leitura de seus alunos.

Biografia do Autor

Debora Carolina, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduanda em Letras – Fapam

Ana Paula Ferreira, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Doutora em Comunicação e Semiótica – PUC-SP

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Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

Artigos