CONTOS DE FADAS PROMOVENDO O LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores

  • Andréia Batista Lopes Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Letícia Fátima Lima Oliveira Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Ana Paula Ferreira Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Contos de fadas, figuras de linguagem, gêneros literários, letramento literário.

Resumo

Este artigo abordará a temática dos contos de fadas e sua contribuição para o desenvolvimento do letramento literário no Ensino Fundamental II, especificamente no 6º e no 7º anos. Para tanto, serão retomados os princípios e as características desses contos, e questões importantes do letramento literário. Serão empregados como referenciais teóricos obras de Rildo Cosson e Magda Soares, bem como os PCNs e os descritores sugeridos pelo MEC para o trabalho com Língua Portuguesa. Os contos escolhidos para estudo são “A viúva e suas duas filhas”, de Charles Perrault, e “A colina dos elfos”, de Hans Christian Andersen. A partir das reflexões e das pesquisas feitas, será sugerida uma atividade em que o educador pode contribuir para o aprimoramento do letramento literário de seus alunos.

Biografia do Autor

Andréia Batista Lopes, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduanda do 7° período do curso de Letras

Letícia Fátima Lima Oliveira, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduanda do 7° período do curso de Letras

Ana Paula Ferreira, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Doutora em Comunicação e Semiótica – PUC-SP

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Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

Artigos