CONTOS DE FADAS PROMOVENDO O LETRAMENTO LITERÁRIO
Palavras-chave:
Contos de fadas, figuras de linguagem, gêneros literários, letramento literário.Resumo
Este artigo abordará a temática dos contos de fadas e sua contribuição para o desenvolvimento do letramento literário no Ensino Fundamental II, especificamente no 6º e no 7º anos. Para tanto, serão retomados os princípios e as características desses contos, e questões importantes do letramento literário. Serão empregados como referenciais teóricos obras de Rildo Cosson e Magda Soares, bem como os PCNs e os descritores sugeridos pelo MEC para o trabalho com Língua Portuguesa. Os contos escolhidos para estudo são “A viúva e suas duas filhas”, de Charles Perrault, e “A colina dos elfos”, de Hans Christian Andersen. A partir das reflexões e das pesquisas feitas, será sugerida uma atividade em que o educador pode contribuir para o aprimoramento do letramento literário de seus alunos.
Referências
AMORA, Antônio Soares. Teoria da Literatura. 10ed. São Paulo: Clássico Científica, 1973.
ANDERSEN, Hans Christian; Charles Perrault et al. Reino Infantil. 5ed. São Paulo: LEPSH, 1955.
---------- Contos escolhidos. Tradução Pepita de Leão. Rio de Janeiro: Globo, 1985.
BAKHTIN, Michail. Estética da criação verbal. São Paulo: Ática, 2003.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, Língua Portuguesa. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília. MEC.SEF.1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2017.
---------, sd. Matrizes de Referência. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/matrizes-de-referencia>. Acessado em 16/06/17.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 48 ed. rev. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
COELHO, Nely Novaes. Panorama histórica infantil-juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. Barueri, SP: Manoele, 2010.
COSSON, Rildo. Letramento Literário/ teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
KLEIMAN, Ângela B. Os significados de Letramento. Campinas: Mercado Letras, 1995.
MORAES, Jonilson Pinheiro. O letramento literário: o incentivo à leitura, à interpretação e produção do texto literário por meio de uma sequência básica. Disponível em: <http://www..abralic.org.br/anais/arquivos/2014_1434479140.pdf>. Acesso em 28 maio 2017.
OLIVEIRA, Patrícia Sueli Teles de. A contribuição dos contos de fadas no processo - Uneb. Disponível em:
<http://www.uneb.br/salvador/dedc/files/2011/05/Monografia-PATRICIA-SUELI-TELES-DE-OLIVEIRA.pdf>. Acesso em: 17 maio2017.
SILVA, Antonieta Miriam de Oliveira Carneiro; SILVEIRA, Maria Inês Matoso. Letramento Literário na escola: desafios e possibilidades na formação de leitores, v.01, n°1, Revista Eletrônica de Educação de Alagoas, 2013. Disponível em: <http://www.educacao.al.gov.br/reduc/edicoes/1a-edicao/artigos/reduc-1a-edicao/LETRAMENTO%20LITERARIO%20NA%20ESCOLA_Antonieta%20Silva_Maria%20Silveira.pdf>. Acesso em: 17 maio 2017.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
TAVARES, Hênio Últimoda Cunha. Teoria Literária. ed. 11. Belo Horizonte: Villa Rica,1996.