A PETIÇÃO: UM GÊNERO INTERPESSOAL JURÍDICO
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Gêneros, Petição, Relações Discursivas, Sociedade.Resumo
Introduzir gêneros textuais diferenciados, que representem as mais diversas atividades discursivas sociais dentro da escola é primordial na atualidade educativa. Esta proposta de ensino está voltada para os alunos do Ensino Fundamental II, do 8º e 9º anos, trazendo para convívio escolar o gênero interpessoal jurídico petição, analisando as suas características, a funcionalidade, o meio de circulação, o contexto. É necessário enfatizar que o ensino dos gêneros se transformou numa espécie de ponte para as relações discursivas na sala de aula, por isso a importância de se fazer com que os educandos compreendam as mais diferentes formas presentes na sociedade, o professor assume então, papel de mediador na construção desse conhecimento.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra; prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov. São Paulo: Martins Fontes. 4º ed. 2003.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamentalLíngua Portuguesa. Brasília: MECSEF, 1998.
DN - Direito Net. Disponível em <http://www.direitonet.com.br/peticoes/exibir/643/Afastamento-temporario-do-conjuge-do-lar-Novo-CPC-Lei-n-13105-15>. Acesso em: 17 de maio de 2017.
DN - Direito Net. Disponível em http://www.direitonet.com.br/peticoes/exibir/229/Indenizacao-por-danos-materiais-e-morais-ingestao-de-produto-toxico. Acesso em 17 de maio de 2017.
INEP – MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/saeb/matrizes-e-escalas. Acesso em: 16 de maio de 2017.
LUZ, Valdemar. P. da. Manual do Advogado.Barueri, SP: Manole. 25. ed. 2013.