UMA NOVA TEORIA PARA O ESTUDO DOS TEXTOS: TEORIA DA ESTRUTURA RETÓRICA - RETHORICAL STRUCTURE THEORY (RST)

Autores

  • Cristina Mara França Pinto Fonseca Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Ensino – aprendizagem, Funcionalismo, Relações retóricas, RST, Textos

Resumo

Neste artigo, temos a pretensão de divulgar uma nova teoria para o estudo de textos: Teoria da Estrutura  Retórica - Rethorical Structure Theory (RST) para o processo ensino- aprendizagem de textos.  A RST é uma teoria descritiva de cunho funcionalista, desenvolvida na Costa Oeste, na Universidade do Sul da Califórnia. Uma teoria que possibilita reconhecer a estrutura hierárquica dos textos com vistas à coerência. O objetivo geral é divulgar a RST para o ensino da produção e recepção de textos na esfera educacional e demonstrar a sua aplicação em outras áreas, principalmente, com as de processamento de textos orais e escritos.  Dessa forma, podemos concluir que a RST contribui para o entendimento de texto e por isso deve ser conhecida e aplicada no ensino da produção e recepção de textos.

Biografia do Autor

Cristina Mara França Pinto Fonseca, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Doutoranda em Linguística da textualização e textualidade - UFMG
Prof. Ms. e coord. do curso de Letras da Faculdade de Pará de Minas

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Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigos