O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR

Autores

  • Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Elisângela Aparecida Ribeiro Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • José Duarte Silva Neto Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Matheus Henrique Damasceno Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Rosângela da Conceição Ribeiro Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Inclusão Escolar, Libras, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumo

Este artigo constitui a primeira parte de um projeto de pesquisa que aborda a inclusão de alunos surdos em escolas regulares com ênfase no ensino da Matemática. Baseado em análise bibliográfica e na visão de um profissional intérprete de Libras, de um especialista em educação inclusiva e de familiares dos alunos surdos, buscou-se verificar como este trabalho de inclusão é realizado e quais metodologias e recursos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) podem auxiliar a comunidade escolar neste processo inclusivo de ensino-aprendizagem. Através destas análises, um panorama de como os alunos surdos estão sendo tratados no ensino regular nas escolas de Pará de Minas, no centro oeste de Minas Gerais – Brasil foi traçado.

Biografia do Autor

Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG) – FAPAM

Elisângela Aparecida Ribeiro, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduanda em Matemática – FAPAM

José Duarte Silva Neto, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduanda em Matemática – FAPAM

Matheus Henrique Damasceno, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduanda em Matemática - FAPAM

Rosângela da Conceição Ribeiro, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduanda em Matemática – FAPAM

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Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigos