A POPULAÇÃO IDOSA HIPERTENSA E DIABÉTICA DO DISTRITO DE CAPOEIRA GRANDE – ONÇA DE PITANGUI – MG

Autores

  • Tamires Fernanda de Araújo Maciel
  • Meiriele Tavares Araujo
  • Renato de Oliveira Capanema Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Angelina Vidal Baia Henriques

Palavras-chave:

Diabetes mellitus, Hipertensão arterial sistêmica, Idoso

Resumo

Este trabalho teve como finalidade caracterizar a população idosa hipertensa e diabética do distrito de Capoeira Grande – Onça de Pitangui – MG. Foi escolhida a pesquisa quantitativa para o desenvolvimento deste trabalho e os dados foram obtidos através de questionários aplicados com questões fechadas. Foram analisadas respostas de 75 idosos cadastrados no Programa Saúde da Família e posteriormente elaborados gráficos e tabelas. A escolha desta população para pesquisa seguiu critérios de inclusão: apresentar idade superior a sessenta anos, ter capacidade de responder por si mesmo, residir no distrito e estar cadastrado no Programa Saúde da Família. Através da análise dos dados, foi possível perceber que os idosos do distrito de Capoeira Grande possuem um perfil de saúde satisfatório, embora a maioria ter relatado não praticar atividade física. Foi constatado que 54,67% dos idosos eram hipertensos, 22,67% dos idosos eram diabéticos e 29,27% dos idosos hipertensos eram também diabéticos. Este estudo sugere a importância de promover a prática de atividade física pelos idosos, visando a melhoria da qualidade de vida. A assistência familiar e profissional aos idosos é fundamental para garantir-lhes um envelhecimento saudável.

Biografia do Autor

Tamires Fernanda de Araújo Maciel

Enfermeira.

Meiriele Tavares Araujo

Enfermeira. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da UFMG. Doutora e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais Especialista em Trauma, Emergência e Terapia Intensiva pela Faculdade de Ciências Médicas de MG.

Renato de Oliveira Capanema, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Médico Veterinário. Professor da Faculdade de Pará de Minas. Doutorando em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Ciência Animal / Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Angelina Vidal Baia Henriques

Aluna de Graduação do Curso Superior de Gestão de Serviços de Saúde da UFMG.

Downloads

Publicado

2016-05-23

Edição

Seção

Artigos