MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Rosana Maria de Jesus Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Natália Nunes Scoralick Lempke Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Brincadeiras, Criança, Desenho, Emoções, Educação infantil

Resumo

As emoções podem ser expressas de inúmeras formas, dentre elas através do desenho e das brincadeiras. Na educação infantil, os desenhos e as brincadeiras devem ser estimulados através de diversas metodologias, as quais os educadores utilizam em sala de aula para favorecer a interação social. As emoções possuem forte influência no processo de aprendizagem e a sua compreensão no contexto educacional é muito relevante, considerando que, atualmente, a educação concebe o ser humano em sua forma integral e que o estado emocional pode interferir no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, este estudo tem como objetivo contribuir para a compreensão dos educadores quanto à emoção e suas formas de expressão na educação infantil, levando-os a perceberem o quanto a ludicidade e o desenvolvimento emocional favorecem a aprendizagem, considerando que o desenho é uma das primeiras formas que as crianças utilizam para se expressarem.

Biografia do Autor

Rosana Maria de Jesus, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Pará de Minas.

Natália Nunes Scoralick Lempke, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Faculdade de Pará de Minas.

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Publicado

2016-05-23

Edição

Seção

Artigos