PROJETO RESPONSABILIDADE SOCIAL ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS: ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE TDICS [EM UM PROJETO INTERDISCIPLINAR] NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Humberto Angelo Rates Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Educação Tecnológica, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Inglês Instrumental

Resumo

Este trabalho propõe o estudo de um projeto interdisciplinar, desenvolvido em um Curso Técnico de Informática do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, na Escola Estadual Ângela Maria de Oliveira, na cidade de Pará de Minas,no período de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013, tendo como aspecto facilitador o uso de algumas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) aplicadas na abordagem do tema "Responsabilidade Social através das Redes Sociais", onde os alunos tiveram o papel de criadores de conteúdo midiático sobre o tema e distribuição desse conteúdo com o intuito de atingir o público que frequenta suas redes sociais e de seus amigos para promover discussões e sensibilizar sobre as questões abordadas.Abordou ainda o uso de ferramentas de tradução, as quais permitiu a publicação também em uma Língua Estrangeira, o Inglês, com a expectativa de criar uma credibilidade e alcances maiores ao projeto.Espera-se, portanto, analisar a aplicação didática, as oportunidades, a receptividade e o retorno que as TDICs trouxeram para o projeto, além de fazer reflexões sobre a pertinência do seu uso didático, e os aspectos humanos e sociais que devem ser levados em consideração, sem correr o risco de se abstrair em um contexto longe da realidade escolar.

Biografia do Autor

Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG e graduado em Matemática pela FAPAM.

Humberto Angelo Rates, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira pela UNI-BH e graduado em Letras pela FAPAM.

Downloads

Publicado

2016-05-23

Edição

Seção

Artigos