A QUESTÃO DOS BRASIGUAIOS E O SEU VÍNCULO TRABALHISTA COM A HIDRELÉTRICA DE ITAIPU

Autores

  • Graciane Rafisa Saliba Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Isabella Cristina de Souza Ribeiro Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Luiza Diamantino Moura
  • Márcia Pereira Costa Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Brasil. Paraguai. Brasiguaios. Hidrelétrica Itaipu.

Resumo

As relações entre Brasil e Paraguai são extremamente frágeis. A relevância deste trabalho é baseada na compreensão de tal relação, como os atuais conflitos surgiram, como estes países se posicionam em relação aos Brasiguaios, a sua naturalidade e as relações trabalhistas, e a criação da Hidrelétrica de Itaipu, seja quanto a sua construção, seja quanto aos contratos trabalhistas. O objetivo principal é esclarecer as divergências e buscar formas de amenizá-las juridicamente. Porém, é uma questão relevante e atual que, aparentemente ainda não possui respostas conclusivas. Para que o objetivo fosse alcançado, houve a divisão do trabalho em dois capítulos, sendo que o primeiro trata da relação histórica entre o Brasil e o Paraguai, a nacionalidade dos brasiguaios e os conflitos existentes na fronteira. O segundo capítulo destina-se à Hidrelétrica de Itaipu e seus contratos, como os de formação e os trabalhistas, sendo tratadas também as omissões existentes quanto aos contratos trabalhistas assinados pelos Brasiguaios.

Biografia do Autor

Graciane Rafisa Saliba, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Mestre em Direito Público pela PUC-MG.Especialista em Direito do Trabalho pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Direito do Trabalho e Crise Econômica pela Universidad Castilla la Mancha (UCLM – Espanha). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Isabella Cristina de Souza Ribeiro, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduada em Direito pela Faculdade de Pará de Minas – FAPAM.

Luiza Diamantino Moura

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Márcia Pereira Costa, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Mestre em Direito Empresarial pela Universidade de Itaúna - UIT. Graduada em Direito pela Universidade de Itaúna - UIT.

Downloads

Publicado

2016-05-20

Edição

Seção

Artigos