AS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Autores

  • Cristina Mara França Pinto Fonseca Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Aquisição da linguagem. Psicolingüística. Teorias. Teoria gerativa.

Resumo

A proposta deste estudo surgiu a partir dos textos estudados sobre a Aquisição da Linguagem, de diferentes olhares como o da teoria gerativa/chomskiana e o da psicolinguística sobre a aquisição da linguagem. Percebe-se a relevância de se pesquisar o trabalho dos estudiosos e de suas implicações para entender como este processo se desencadeia na mente da criança, mais especificamente de zero a três anos; uma vez que a aquisição da linguagem pode ser considerada como um universo linguístico e que merece maior atenção e rigor científico, pois compreender a aquisição da linguagem permite ao ser humano um desenvolvimento de sua capacidade, habilidade e de desempenho linguístico e comunicativo. Assim, questiona-se: quais são as contribuições dos autores enfocados, nesse trabalho, para o estado da literatura? Como é que se processa a aquisição da linguagem? O objetivo é analisar e discutir as contribuições, teorias, métodos e experimentos dos autores de cunho racionalista e racionalistas empiristas sobre a aquisição da linguagem pelos bebês, de zero a três anos. A partir do descortinamento das propostas desses autores para o entendimento sobre o processo de aquisição da linguagem, poderão surgir novas ideias e propostas que poderão contribuir para a expansão e desenvolvimento da aquisição da linguagem, o que justifica-se este estudo.

Biografia do Autor

Cristina Mara França Pinto Fonseca, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Coordenadora do Curso de Letras da Faculdade de Pará de Minas – FAPAM. Docente. Mestre em Letras PUC-Minas. Doutoranda em Linguística do texto e do discurso pela UFMG.

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Publicado

2016-05-20

Edição

Seção

Artigos