PRÁTICAS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jacqueline de Fátima Silveira Cruz Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Marcelo Paiva Bechtlufft Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Conscientização, Mudança de valores, Práticas pedagógicas

Resumo

Este trabalho objetiva verificar de que forma é trabalhada a educação ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O uso inconsciente dos recursos naturais está causando o desequilíbrio do meio ambiente, ameaçando a sobrevivência dos seres vivos que habitam o planeta Terra. Dessa forma, a educação se torna uma referência primordial para o desenvolvimento de mudanças na sociedade. Este trabalho acadêmico reflete sobre a condução do processo educacional de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental voltado para a educação ambiental e a importância de se formar sujeitos conscientes e reflexivos, além de averiguar as práticas pedagógicas utilizadas em duas escolas da cidade de Pará de Minas para a obtenção do comportamento ideal que propicia o aumento de conhecimentos, mudança de valores e aperfeiçoamento de habilidades, condições básicas para estimular a maior integração e harmonia dos indivíduos com o meio ambiente. Com relação ao método ou delineamento, trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e qualitativa, através da qual se procedeu à coleta de dados acerca do nível de conhecimento e preparo dos professores para trabalharem a educação ambiental em sala de aula. Por meio deste estudo foi possível perceber a necessidade de um maior engajamento da sociedade e da comunidade escolar para promover a educação ambiental, a fim de propiciar a conscientização dos alunos.

 

Biografia do Autor

Jacqueline de Fátima Silveira Cruz, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Pedagoga formada em 2016 pela Faculdade de Pará de Minas - FAPAM.

Marcelo Paiva Bechtlufft, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Mestre em Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e professor da Faculdade de Pará de Minas – FAPAM –

Referências

BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999: dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente. 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf. Acesso em: 09 de abril de 2016.

CARVALHO, Luís Marcelo A. A temática ambiental e a produção de material didático: uma proposta interdisciplinar. Caderno de Textos. Serra Negra, 1994.

CUBA, Marcos Antonio. Educação ambiental nas escolas. ECCOM. v. 1, n. 2, p. 23-31, jul/dez 2010.

FARNESI, Claudia C. A realidade da Educação Ambiental nas escolas públicas e privadas de Uberlândia: o trabalho dos professores. Monografia de Bacharelado em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 1999.

JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa. n. 118, p. 189-205, mar. 2003.

LOPES, Welersom, BISPO, Wellyda, CARVALHO, Janaina. Educação ambiental nas escolas: uma estratégia de mudança efetiva. Disponível em: http://www.catolica-to.edu.br/portal/portal/downloads/docs_gestaoambiental/projetos2009-1/1-periodo/Educacao_ambiental_nas_escolas_uma_estrategia_de_mudanca_efetiva.pdf. Acesso em 03 de abril de 2016.

MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2002.

MEC. Parâmetros curriculares nacionais - meio ambiente e saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. 1997.

MEDEIROS, Aurélia Barbosa de et al. A importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos. Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011.

MEDEIROS, Heitor, SATO, Michele. Revista Brasileira de Educação Ambiental. Brasília: Rede Brasileira de Educação Ambiental, n. 0, nov. 2004.

MELLO, Soraia Silva de; TRAJBER, Rachel [coord.]. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007.

PEREIRA, Pedro Henrique Santana; TERZI, Alex M.. Aspectos gerais da Lei de Educação Ambiental e a problemática da transversalidade em sua aplicação nas escolas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIII, n. 75, abr 2010. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?artigo_id=7348&n_link=revista_artigos_leitura>. Acesso em 05 de out 2016.

ROLDÃO, Maria do Céu. A educação básica numa perspectiva de formação ao longo da vida. Revista Inovação. v. 9, p. 205-217. 1996.

SENADO FEDERAL. Projeto de Lei do Senado n. 221, de 2015. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/120737. Acesso em: 29 de maio de 2016.

SILVA, Monica Maria Pereira da, LEITE, Valderi Duarte. Revista Brasileira de Educação Ambiental. Cuiabá, n. 4, p. 133-145, jul. 2009.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

Artigos