GÊNERO TEXTUAL CONTO MARAVILHOSO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA

Autores

  • Nayara Lemos Braga Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Thais Aparecida Silva Ribeiro Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Ana Paula Ferreira Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Compreensão leitora, conto maravilhoso, estratégias de leitura, genêro textual, leitura.

Resumo

O presente estudo tem o obejtivo de investigar o trabalho com o conto maravilho como ferramenta para a abordagem de estratégias de leitura com alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental a fim de proporcionar-lhes melhor compreensão textual.  Dessa forma, pretende-se pensar estratégias para formar leitores ativos, capazes de identificar, reconhecer e entender o que leem. Para referencial teórico, elegem-se Isabel Solé e suas formulações sobre estratégias de leitura, Regina Dell’Isola e a teorização sobre inferências e Marina Warner e seu pensamento sobre o conto como gênero literário. Para aplicação das ideias desenvolvidas, selecionam-se os contos “Smallhead and the king’s sons”,  de Joseph Jacobs, e “A menina dos fósforos”, de Hams Christian Andersen.

Biografia do Autor

Nayara Lemos Braga, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduanda em Letras – Fapam

Thais Aparecida Silva Ribeiro, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduanda em Letras – Fapam

Ana Paula Ferreira, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Doutora em Comunicação e Semiótica – PUC-SP

Referências

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Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

Artigos