ARTIGO DE OPINIÃO: SIMPLIFICANDO

  • Jacqueline Lucas Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Paulo César M. Resende Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Vanessa Faria Viana Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
Palavras-chave: Artigo de Opinião, Escrita, Fundamental, Gêneros Textuais, Tipos Textuais.

Resumo

Neste artigo, propomos um estudo sobre o gênero textual “artigo de opinião” visando simplificar o entendimento de como se escrever e publicar tal produção. Com isso, esperamos auxiliar professores do ensino fundamental a terem mais uma referência para lecionar aos seus alunos sobre esse tema. Aqui identificaremos quais são os pontos a serem observados quando se tem a intenção de escrever um artigo de opinião. Para atingir isso, primeiramente, será falado um pouco sobre a escrita em si, tipos e gêneros de texto e, então sobre o artigo de opinião: como se preparar para escrever um artigo de qualidade visando à publicação. Serão apresentadas alternativas para atividades a serem aplicadas em sala de aula tornando a didática simples e eficaz.

Biografia do Autor

Jacqueline Lucas, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
Graduanda em Letras
Paulo César M. Resende, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
Graduando em Letras
Vanessa Faria Viana, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
Mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC - MG. Especialista em Língua Portuguesa - Leitura e Produção de Textos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH. Graduada em Letras pela FAPAM.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes. 2002

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC. 1998. 106p.

GOLDSTEIN, Norma Seltzer, et al. O texto sem mistério : leitura e escrita na universidade. São Paulo: Ática, 2009. P 97 - 101

LAJOLO, M. et al. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 10. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1991.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010. P 26.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. P 154 – 155.

SIMÕES, Fernanda Maurício. Aprendendo a escrever textos de opinião. Belo Horizonte, 2010.

Publicado
2017-12-04
Seção
Artigos