A PETIÇÃO: UM GÊNERO INTERPESSOAL JURÍDICO

  • Ana Clara Vital Silva Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Taíse Cândida Andrade Silva Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Cristina Mara França Pinto Fonseca Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Gêneros, Petição, Relações Discursivas, Sociedade.

Resumo

Introduzir gêneros textuais diferenciados, que representem as mais diversas atividades discursivas sociais dentro da escola é primordial na atualidade educativa. Esta proposta de ensino está voltada para os alunos do Ensino Fundamental II, do 8º e 9º anos, trazendo para convívio escolar o gênero interpessoal jurídico petição, analisando as suas características, a funcionalidade, o meio de circulação, o contexto. É necessário enfatizar que o ensino dos gêneros se transformou numa espécie de ponte para as relações discursivas na sala de aula, por isso a importância de se fazer com que os educandos compreendam as mais diferentes formas presentes na sociedade, o professor assume então, papel de mediador na construção desse conhecimento.

Biografia do Autor

Ana Clara Vital Silva, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
Graduanda em Letras
Taíse Cândida Andrade Silva, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
Graduanda em Letras
Cristina Mara França Pinto Fonseca, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
Msc e Doutoranda em Estudos Linguísticos- UFMG

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra; prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov. São Paulo: Martins Fontes. 4º ed. 2003.

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LUZ, Valdemar. P. da. Manual do Advogado.Barueri, SP: Manole. 25. ed. 2013.

Publicado
2017-12-04
Seção
Artigos