UMA NOVA TEORIA PARA O ESTUDO DOS TEXTOS: TEORIA DA ESTRUTURA RETÓRICA - RETHORICAL STRUCTURE THEORY (RST)

Cristina Mara França Pinto Fonseca

Resumo


Neste artigo, temos a pretensão de divulgar uma nova teoria para o estudo de textos: Teoria da Estrutura  Retórica - Rethorical Structure Theory (RST) para o processo ensino- aprendizagem de textos.  A RST é uma teoria descritiva de cunho funcionalista, desenvolvida na Costa Oeste, na Universidade do Sul da Califórnia. Uma teoria que possibilita reconhecer a estrutura hierárquica dos textos com vistas à coerência. O objetivo geral é divulgar a RST para o ensino da produção e recepção de textos na esfera educacional e demonstrar a sua aplicação em outras áreas, principalmente, com as de processamento de textos orais e escritos.  Dessa forma, podemos concluir que a RST contribui para o entendimento de texto e por isso deve ser conhecida e aplicada no ensino da produção e recepção de textos.

Palavras-chave


Ensino – aprendizagem; Funcionalismo; Relações retóricas; RST; Textos

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SYNTHESIS | Revista Digital FAPAM