MATEMÁTICA E ENSINO INDÍGENA: UM ELO DE PLURALIDADES

Daniela Alves da Silveira Moura, Denilson Augusto de Sene Amâncio, Jhonatan Junio da Silva, Lucas Cristóvam Lemos

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a relação ensino e aprendizagem do programa Etnomatemática que busca entender contextos diversos. Na expectativa de compreender técnicas propícias e eficazes de aprendizagem, relatam-se evidências de alunos indígenas da Tribo Muã Mimatxi, localizada no município de Itapecerica-MG, e as inserções dos mesmos numa escola de bagagem ocidental regida por um método tomista de trabalho. Por meio de uma entrevista com profissionais da área matemática desta escola, foram relatadas realidades singulares de tais membros e as maneiras como eles encaram a matemática do branco. De acordo com o posicionamento institucional e dos profissionais envolvidos, é percebido que o conceito de Etnomatemática se constitui relevante quando o assunto é a aprendizagem, devendo ser levadas em consideração e repensadas novas formas de fazer, ensinar e aprender matemática que qualifiquem alguns métodos já desgastados e inviáveis ao público atual.

Palavras-chave


Ensino-aprendizagem; Etnomatemática; Matemática; Matemática indígena; Práticas de ensino

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SYNTHESIS | Revista Digital FAPAM