COMO LIDAR COM O TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA NA PERSPECTIVA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Autores

  • Eunaihara Ligia Lira Marques Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Silvana de Borba Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Intervenções terapêuticas, Técnicas, Terapia Cognitivo-Comportamental, Transtorno de Ansiedade Generaliza

Resumo

A variedade dos sintomas torna o Transtorno de Ansiedade Generaliza (TAG) um transtorno de complexo diagnóstico, camuflando-se por vezes em comorbidades. O TAG é definido por uma complexa e exagerada preocupação a níveis patológicos a situações do cotidiano.  Desse modo, este estudo procura elucidar a caracterização do transtorno e discutir através de investigação literária sobre o manejo da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) na condução do tratamento do TAG. Evidencia algumas possibilidades de estratégias, técnicas ou intervenções, além de fazer um breve levantamento da eficácia da TCC ao apresentar empiricamente resultados satisfatórios no manejo de pacientes com TAG. A TCC se mostra uma terapia de resultados aceitáveis, possibilitando uma diminuição de comportamentos de preocupações exageradas e mantidas pelo transtorno o que favorece um reestabelecimento em níveis cognitivos, emocionais e comportamentais.

Biografia do Autor

Eunaihara Ligia Lira Marques, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Psicóloga e Professora da Faculdade de Pará de Minas (FAPAM). Especialista em Neuropsicologia. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Silvana de Borba, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Psicóloga e Professora do Colégio Cenecista José Elias Moreira. MBA em Administração Global. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental.

Downloads

Publicado

2016-11-30

Edição

Seção

Artigos