AVALIAÇÃO DO MIX DE MARKETING DE SERVIÇOS E ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA: UM ESTUDO NUMA EMPRESA DO RAMO DE RESTAURANTES DO CENTRO-OESTE MINEIRO

Autores

  • Mariana da Silva Pereira Souza Faculdade de Pará de Minas - FAPAM
  • Márcia Beatriz F. Amaral Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Palavras-chave:

Composto de Marketing de Serviços, Concorrência, Restaurantes

Resumo

O segmento de alimentação, tanto de food service quanto varejo alimentar, vem aumentando de forma consistente. Este crescimento vertiginoso e sólido aponta para o potencial desenvolvimento deste mercado. No entanto, a sobrevivência não é garantia de todos. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é avaliar o mix de marketing de serviços de uma empresa do ramo de restaurantes, bem como os pontos fortes e fracos da mesma em relação à concorrência. A empresa está situada em Pará de Minas, região do Centro-Oeste, cerca de 90 km de Belo Horizonte, capital mineira. Para o presente estudo foi desenvolvida uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quantitativa e do tipo descritiva. A partir de uma amostra de 83 clientes, os resultados obtidos demonstram que no geral os clientes estão satisfeitos com os aspectos relacionados à qualidade dos produtos, ambiente físico da empresa, preços e atendimento. Mas, existem alguns pontos que precisam ser melhor trabalhados. Por fim, é apresentado sugestões de melhorias para que a empresa possa satisfazer melhor os clientes e continuar se diferenciando no mercado.

Biografia do Autor

Mariana da Silva Pereira Souza, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Graduada em Administração pela FAPAM – Faculdade de Pará de Minas.

Márcia Beatriz F. Amaral, Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

Mestre em Administração pela Universidade FUMEC, Especialista em Gestão Estratégica pela UFMG, Graduada em Administração pela PUC-MG.

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Publicado

2016-11-30

Edição

Seção

Artigos